Os procedimentos estéticos na odontologia já não são mais novidade, afinal, o desenvolvimento de tratamentos que visam a restauração de um sorriso é muito importante para que as pessoas voltem a ter uma maior autoestima e mais confiança.
Nos últimos tempos, o setor odontológico cresceu muito, principalmente desenvolvendo técnicas que permitem um tratamento mais rápido e eficiente, como o caso do aparelho transparente, que é móvel, possui uma maior higienização e ainda garante resultados mais rápidos.
Assim, a chamada odontologia estética também surgiu e evoluiu, transformando todo um setor profissional que antes lidava com a estética como uma consequência.
Ou seja, agora os processos consideram dentes alinhados e bonitos, ao mesmo tempo em que a saúde bucal é favorecida, por conta que a estrutura como um todo é tratada.
Hoje, esse processo caminha de mãos dadas com a saúde geral, mesmo que pareça agir de maneira independente (e devido aos procedimentos serem feitos dessa forma).
Exemplo disso, é a lente de contato dental, que visa retirar as imperfeições dos dentes e torná-los mais brancos por meio de uma lâmina ultra fina de cerâmica. Contudo, apesar da mudança estética, a lente pode contribuir também para a saúde mental, por exemplo.
No presente artigo abordaremos alguns procedimentos estéticos na odontologia que garantem uma melhora na estética do sorriso, trazendo confiança, beleza e segurança.
Tratamentos estéticos dentários
Por conta da tecnologia, os procedimentos estéticos dentários foram se modernizando e obtiveram uma maior taxa de sucesso, tanto em resultado, como na garantia do conforto.
Os aparelhos metálicos, por exemplo, evoluíram muito, e até mesmo surgiram outros modelos de aparelhos, com outras abordagens – como é o caso dos chamados invisalign ou aparelhos invisíveis que, ao contrário dos aparelhos metálicos, possuem um impacto estético menor durante o tratamento.
Já no quesito estético e a coloração dental, hoje é possível contar tanto com o tratamento de clareamento dental com gel clareador, quanto com o uso de lâminas ultrafinas de porcelana ou cerâmica (chamadas de lentes de contato).
Abaixo conheceremos alguns dos procedimentos que podem ser realizados e que garantem uma melhor estética dos dentes, maior qualidade de vida e melhora na autoestima e na autoimagem.
- Clareamento dental
Com o passar do tempo e o contato com alimentos e líquidos artificiais, sejam naturais ou artificiais, pode ocorrer dos dentes ficarem amarelados ou escurecidos. São exemplos desses alimentos:
- Café;
- Vinho;
- Refrigerante;
- Chá preto.
Por isso, uma forma de melhorar o tom do esmalte dental é recorrer ao procedimento de clareamento dental.
Esse tratamento é feito com gel clareador e pode ser feito tanto em consultório como em casa, com a aplicação de gel e auxílio de uma moldeira sob medida.
O que difere das duas modalidades de procedimentos é que a realizada em consultório tem um prazo mais rápido de resultado, devido ao uso de laser e géis com mais potencializadores; enquanto o que é feito com moldeira, tem resultados mais demorados.
- Implantes dentários
Por diversos motivos uma pessoa pode perder um dente ou um conjunto deles, seja por doenças bucais, traumas ou mesmo a necessidade de ter de realizar a extração via consultório.
Entretanto, a falta de dentes pode gerar alguns problemas, tanto relacionados à estética, que faz com que a pessoa fique constrangida ao sorrir, como com relação a mastigação.
Neste sentido, a implantologia avançou muito com o implante dentário com próteses. Os implantes fazem o papel da raiz, dando espaço para a colocação de uma prótese de pino de titânio.
Assim, a cirurgia é rápida e a recuperação pode ocorrer em até 72 horas, com cuidados básicos e tendo uma recuperação completa em até um mês.
- Encurtamento e alongamento das gengivas
Algumas pessoas podem apresentar uma gengiva aparente ao sorrir, ou por conta de algum problema bucal apresentar a retração desse tecido.
Uma forma de corrigir isso é a cirurgia na gengiva, conhecida como gengivectomia e que pode tanto retirar como alongar o tecido.
O procedimento é feito por meio de enxerto de um tecido similar da mucosa, realizando o redesenho da gengiva.
Outros processos que podem ser realizados por dentistas
Além da colocação e manutenção de aparelho ortodôntico, cirurgias na gengiva e clareamentos, os dentistas podem realizar outros procedimentos ligados ao rosto, como a aplicação do botox e a bichectomia.
O botox visa a aplicação da substância botulínica que congela os músculos, eliminando rugas de expressão e a bichectomia é a redução das células de gordura da bochecha conhecidas como “Bolas de Bichat”, diminuindo-as.
Esses procedimentos são autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Assim, entendemos que existem variados procedimentos odontológicos que permitem uma melhora na estética do sorriso e que contribuem para a recuperação da autoestima das pessoas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.